24 marzo, 2007

Pa tomaca

Em meu segundo final de semana em Barcelona, fui apresentada aos primeiros catalães que conheci oficialmente por aqui. Até então tinha convivido apenas com estrangeiros, latino-americanos vários, uma portuguesa, um grego ou mesmo espanhóis de outras comunidades autônomas. Os avós de Dani, namorado da Vanessa, uma das meninas do apartamento em que moro, nos receberam com um banquete de pratos típicos.
E então conheci o famoso pa amb tomàquet ou simplesmente pa tomaca, um prato simples, prático e muito apreciado por aqui.

Depois veio a escalibada: cebola, pimentão, berinjela, cogumelos, tudo assado na grelha (às vezes, na brasa) e regado com azeite de oliva. Além de presuntos de diferentes tipos, embutidos, batatas assadas. E, claro, a deliciosa tortilla de patatas.

Para fechar o sábado de imersão à cultura local, fomos ver o jogo do Barça X Real Madrid, em um bar em Les Corts. Disputa agitada, fumaça de cigarro por toda a parte, palavrões em catalão e castellano e seis gols em noventa minutos.

5 comentarios:

Anónimo dijo...

uau! fiquei com água na boca. Prepara aí o livrinho de receitas, pq na volta terás uma cozinha pra nos apresentar!! bj e saudade

Anónimo dijo...

Nada como fotos de quitutes catalães e espanhóis para deixar um blog atualizado. Que saudades imensas do pão com tomate e do jamon de jabugo. Beijos. Denise

Unknown dijo...

Lili prof!!

Que saudade de te ver na Unifra! Mas tua experiência deve estar sendo ma-ra-vi-lho-sa e vai acrescentar mto aos teus próximos alunos tbm! Vê se volta pra me orientar no ano que vem, ou não! Fique aí e seja feliz com teclados sem til =p~
Teu blog agora está entre as pags favoritas, serei uma visitante e debatedora assídua. Qto as comidas, me apainonei mais pela gentileza dos "vôs", parecem mto queridos eles!
Aproveite tudo de conhecimento e o mais por aí, e divide com a gente!
beijo grande =**

ps.:Queria ter inscrito o projeto no Intercom sul, mas a universidade tinha que ter enviado a lista dos trab selecionados e já passou, q pena! vou me informar certinho sobre o intercom nacional. posso?
ps 2.: em sm continua quente, péssimo, chga a dar um arrepio te ver de blusão!

Liliane dijo...

oi, queridas
Vou caprichar no estudo da culinária típica pra preparar uns pratinhos gostosos quando estiver aí. Que bom ver vcs por aqui. Beijos

Anónimo dijo...

bah deu até fome... ta passando bem hein? hehe beijos