31 julio, 2007

Salva pela biblio

Uma coisa para a qual eu tenho que tirar o chapéu aqui em Barcelona é pra estrutura das bibliotecas: públicas, de universidades, particulares. Há uma rede que atende quase todos os bairros. São espaços tranquilos, com um acervo razoável, acesso a rede sem-fio e, para esses tempos de altas temperaturas, com um ar condicionado que faz toda a diferença.

Tenho usado a recém inaugurada biblioteca da Sagrada Família, que fica a umas três quadras da minha casa. E é incrível perceber como em pouco tempo, o espaço já é apropriado pela gente do bairro. Parece que tinha uma população inteira só esperando que a biblioteca abrisse as portas. Sábado de manhã e ali estão os pais com seus filhos pequenos, crianças com seus notebooks, jovens buscando revistas, livros e DVDs, velinhos também conectados, gente lendo, escrevendo.

Eu gosto disso. Já tinha me admirado como as bibliotecas ficam lotadas na época dos exames das universidades, com fila de espera e com gente que chega cedinho pra garantir lugar. Mas agora, em plenas férias, é mais surpreendente ainda ver o povo entrando e saindo com seus livrinhos debaixo do braço.

Aderi ao estudo na biblioteca pra valer. É o que está me ajudando nesses últimos dias. Isso que nem falei do acervo da UAB, que rende um capítulo à parte.

Rede de bibliotecas municipais
Biblioteca da UAB

2 comentarios:

Anónimo dijo...

Liliiiiii, como tu faz falta aqui!
Pena que quando voltares não estarei mais na Unifra. Depois do dia 26 de janeiro deixaremos de ser estudantes, futuro do país, para virar problema social. hehehehe

Tu foi cogitadíssima para Patrona da turma, mas nos disseram que não daria, afinal está longe e poderia não estar presente no dia. :(

Aproveita bastante aí. Te adoramos!
Beijos, Jaiana.

Liliane dijo...

Tão bom saber que eu sou querida por vocês, jaiana. Saudade de vocês, dos meus alunos e dos meus companheiros de aventuras e aprendizado por essas terras de Santa Maria...

Me conta que dia é a formatura?!?! Eu não acredito que não estarei aí... Tinha ouvido que seria em março. Mas fiquei honrada em ser cogitada como patrona de uma turma tão especial.

Besos ;)