24 septiembre, 2007

La Mercè









Acabo de voltar da festa de la Mercè com a certeza de que amo Barcelona.

Pode ser a impressão de uma romântica em dias cor-de-rosa (e pós show do Travis), mas a diversidade e a liberdade que são possíveis de experimentar aqui me fazem tão bem...

Quatro dias de concertos, desfiles de gigantes, circo, brincadeira, gincana, fogos (festa na Catalunha sem um foguete não é festa), exposições, museus abertos e gente, muita gente na rua. É a festa maior de Barcelona, com uma programação variada, a lembrar da padroeira, Virgen María de la Merced (embora eu mesma não tenha conhecido a parte religiosa da comemoração). É festa popular a ocupar muitos espaços da cidade.

Imersa no meu universo da pesquisa, olhei a festa também desde o foco da presença latino-americana em Barcelona. E hoje saí a ver o que encontrava na Praça Catalunha, onde acontecia uma mostra de associações.

Ali na centro da cidade:
* apresentação de dança com o grupo Alma Peruana, antes do flamenco e da música clássica
* projetos sociais tocados aqui por gente de lá
* encontro em associação de bolivianos
* gente disposta a contar um pouco da sua história
* e, antes de ir embora, duas brasileiras a misturar samba com batida eletrônica, distribuindo instrumentos de percussão improvisados que fizeram catalão, brasileiro, chileno, francês e quem mais passasse balançar






Ok, nem tudo é integração e festa...
mas deixa eu viver o meu dia de polyanna.

4 comentarios:

Anónimo dijo...

É Lilica, vejo também que as festas religiosas aí em Barcelona não tem muita diferença em relação as nossas, principalmente no que se diz a parte religiosa desta festa. Isto se resume em apenas uma missa, nada mais. A diferença toda está nas festividades.
Estamos morrendo de saudades. A vó está muito bem.
Beijão, te cuida!!!!!

Ana Bittencourt dijo...

Liliane querida! Tu acredita que só agora descobri esse mundo encantado que é o teu blog? Maravilhoso!
Bom saber que tu tá bem. Te situando, já tô fazendo TFG 1, sendo orientada pela Glaise. Tô trabalhando internet, cibercultura, essas coisas.
Quando tu voltar, te conto melhor!
Beijos (te favoritei).

Liliane dijo...

Oba, tem gente nova no blog!!!

Bom receber um sinalzinho teu por aqui, Carlota. Tem que ver o montão de festa que tem nessa cidade, muitas delas de origem religiosa, mas que ganham as ruas.

Bem-vinda, Aninha! TFG1, é? Nossa... já fiquei curiosa pra saber o que tá saindo por aí. Quero saber tudo mesmo. No próximo semestre tô de volta.

Beijos ;)

Anónimo dijo...

ô Lili,nem tudo é o tempo todo, mas por vezes é. Então é.rsrsr
Usufrua e traga prá cá, depois, esse saber.
bj e saudade