12 junio, 2007

45 milhões

A Espanha comemora hoje um fato histórico: sua população ultrapassa os 45 milhões de habitantes. Os dados são destaque dos principais jornais e a imigração aparece positivamente relacionada com o crescimento.

São 4,48 milhões de imigrantes no país (considerando os cidadãos empadronados, ou seja, cadastrados nas prefeituras - ainda que estejam em situção irregular no país), o que equivale a 9,9% do total da população.

Marroquinos, romenos e equatorianos são os primeiros coletivos estrangeiros. Os brasileiros estão na 15ª posição, com 89.482 habitantes. E uma mudança no fluxo de imigração aparece com a superação de imigrantes comunitários aos não-comunitários (como latino-americanos), com a entrada dos países Leste para a União Européia e as facilidades para deslocamento de seus cidadãos.

Jovens, com força de trabalho e capacidade de procriar: bem-vindos sejam os imigrantes! Mudança considerável ao tratamento habitualmente dado ao assunto na mídia. É de fazer pensar.

2 comentarios:

Anónimo dijo...

Será que nos estamos contabilizadas aí, Lili? hehe. Petons!

Liliane dijo...

Até aqui, amiga... heheheh Acho que depois desses últimos dias preciso falar de outras coisas. Não? Bom, dizem que os estudantes estão aí. E os bolsistas, trabalhadores pontuais, doutorandos desesperados e sonhadores também ;)