19 junio, 2007

Lugar de "luxo"

Descobri hoje ao ler o jornal que Barcelona e Madri estão entre as cidades com o nível dos preços mais alto do mundo. É claro que não precisava uma consultoria fazer um estudo sobre o custo de vida em 2007 para eu perceber o quão mais caro é se morar aqui se comparamos com o Brasil. Só pra ter uma idéia, o que eu pago pelo aluguel de um quarto em um apartamento dividido é mais do que eu pagava pelo aluguel de um apartamento de dois quartos com garagem em Porto Alegre. O valor da moradia é mesmo um dos principais problemas por aqui.

Entre os preços de mais de 200 produtos consultados para a comparação entre as principais cidades do mundo estão os de um café (média de 1,88 euros ou uns 5 reais em Barcelona) ou de um menu de comida rápida (segunda a pesquisa, estimado em 6,10 euros ou cerca de 16 reais), mas gostaria de saber onde se pode comer por esse valor. Na universidade, onde a comida é ruinzinha mas farta (ao estilo catalão, com primeiro prato, segundo prato, sobremesa e água) a refeição sai por 5,35. Mas em geral é difícil achar onde comer por menos de 10 euros, a não ser que se faça um lanche - e nesse hora o que salva são os bocadillos.

Barcelona figura como a 31ª cidade mais cara para se viver. Ainda assim acontece um fenômeno curioso que faz com que algumas coisas sejam ou pareçam mais baratas, desde que não pensemos em reais. E o dinheiro parece que rende muito mais do que o que estávamos acostumados.

1 comentario:

Anónimo dijo...

lili!
como pode render mais?!
dá a receita!!

bjo grande professorinha
=*