23 junio, 2007

Noite mágica

Verbena de São João.
Solstício de verão.
Menor noite do ano e uma das mais intensas. Noite mágica.
Pra juntar os amigos.
Pular fogueira, comer coca (é de comer mesmo, um bolo, tipo cuca), beber a noite inteira.
Noite do fogo. Celebração.
Dizem que coisas estranhas, boas, surpreendentes acontecem.
Os foguetes já se escutam há dias em preparação pra festa que acontece nas ruas, nos bairros, nas casas, nas praias, nos povoados.
Festa popular na Catalunha, sem uma origem muito certa. Festejo pagão, pré cristianismo, ao que parece.
Noite de bruxas. De soltar as bruxas.
De queimar o que precisa ser deixado pra trás. Pra limpar a alma e renovar.
E tudo tem que acabar com um banho de mar ao amanhecer.

Como não juntei coisas suficientes pra queimar por aqui. Vou levar pra praia uma carta com um relato breve das coisas que quero abandonar. Que ardam em uma fogueira qualquer.

E vamos ver o que acontece nessa mistura de festa junina, carnaval e reveillon tão anunciada. Entrando no clima!

Informações:
Sant Joan 2007 //
Todo a punto para la verbena

3 comentarios:

Adriana Amaral dijo...

ola liliane, estás fazendo doc sanduiche? obrigad pelos comments no meu blog..bj

Liliane dijo...

Estou sim, Adriana. Desde março estou estudando na UAB e fico aqui até fevereiro. Aproveitando o tempo que tenho aqui...
Nem lembro como cheguei no teu blog. Fiquei mesmo com vontade de estar naquela festa, de entrar pra memória da pesquisa em comunicaçao...

Gracias pela visita. Bjs ;)

Unknown dijo...

a-d-o-r-e-i
rica tradição.. vamos implantar aqui, problema será o banho d mar.
=]