09 junio, 2007

Pesquisa


Sempre que iniciamos uma investigação, estamos na mesma situação de um pintor diante de uma tela. Precisamos colocar em suspenso por um momento aquilo que sabemos para nos permitirmos criar.

Foi o que disse o professor Efendy Maldonado, ontem, na sua conferência na UAB sobre a transmetodologia nos estudos de comunicação. A pesquisa é feita entre rupturas e continuidades. Exige vivências, submersão nas culturas, dimensão teórica, exploração metodológica, construção de saber. Gostei também da idéia de sistematização de nossas intuições no processo da investigação. Aprender a ouvir aquilo que nem ainda pensamos, mas que está aí a nos mobilizar.

»Imagem da obra Els coloms, acervo do Museu Picasso de Barcelona.

2 comentarios:

Anónimo dijo...

Sendo assim já penso que seria muy feliz como pesquisadora.
Vereamos adiante.
Lili
sentimos tua falta, esse mês especialmente, os artigos estão me criando olheiras.

Liliane dijo...

Carol, querida, pois estou curiosa... Qual é o prazo? Me escreve pra me atualizar.

E tenho certeza que serás uma ótima pesquisadora.

Beijos ;)