27 mayo, 2007

Aqui vivo, aqui voto!

Final de semana. Expulsão de Ronaldinho com 1x0 pro Barça, vitória do Alonso e domingo de eleições municipais e autonômicas na Espanha. Bem calmas e sem grandes surpresas pelo visto até agora. Há de se esperar a contagem final dos votos (de papel) pra saber o que os espanhóis (aqueles que quiseram votar) decidiram.

Como em qualquer debate político por aqui, a imigração foi tema presente na campanha eleitoral. Não só as políticas de imigração (quase sempre de controle), mas também o direito ao voto dos imigrantes, já que os maiores coletivos (como equatorianos, marroquinos, colombianos, romenos) não participam das eleições porque seus países não possuem acordos de reciprocidade com a Espanha. Apenas imigrantes comunitários, ou seja, de países da União Européia, têm direito a votar e parece que é preciso ter residência há cinco anos no país. E os tratados para votos com os países extra-comunitários que existem não estão regulamentados.

Fica difícil falar de integração assim... Isso que a luta pelo direito do voto refletiria apenas na parcela da população estrangeira com a documentação regularizada. Não estamos nem sonhando com uma participação efetiva dos milhares de imigrantes sem papéis, indocumentados, ilegais ou seja lá que nome se queira dar pra eles.

No hay comentarios: