06 mayo, 2007

Brasil na Espanha

Acabo de assitir à estréia de um programa sobre viagens na Tele 5 dedicado, hoje, ao Brasil.

E não é que o apresentador resolveu mostrar o Brasil clichê em cadeia nacional? Ali estavam tribos selvagens da Amazônia (selvagens?), escolinhas de futebol, umbanda (para um apresentador esforçado em não demonstrar seu medo diante dos pais-de-santo), favelas, mulatas de fio-dental em Ipanema, ensaio de escola de samba (com direito a performance de Grazi ex-BBB). Teva até a história de um assaltante, El Dioni, que virou celebridade ao levar para casa um furgão recheado de milhares de pesetas de um banco e fugir adivinha pra onde? Nossa terrinha, claro, lugar preferido de golpistas do mundo inteiro.

Estava curiosa para saber o que seria mostrado, pois a mídia aqui fala muito pouco sobre o Brasil. Nesse última semana, em que especialmente tenho acompanhado a cobertura nacional para uma pesquisa sobre o tratamento informativo da imigração, só apareceu um gol curioso do Cruzeiro e não sei que time, imagem repetida em quase todos os canais.

Ao que me pareceu, superficial, mas bem feito. Gostei da tentativa de mostrar também a pobreza, a paisagem urbana. Uma produção caprichada, trilha sonora de primeira, imagem de roda de samba. Tudo muito bem intencionado, afinal era um programa de entretenimento de final de domingo. E nós também temos os nossos Fantásticos com suas voltas ao mundo por aí. Só não vai ajudar muito para a próxima vez em que me apresente como brasileira e receber comentários sorridentes: “el Corcovado!”.

* Gostei de ler alguns comentários postados no site do programa:
Siendo español, siento vergüenza por la imagen que habeis dado de Brasil. Conozco ese pais muy bien, viajo bastante y he vivido allí, pero me ha decepcionado lo que habeis mostrado. No sólo hay futbol, samba, tangas, favelas, selva y dionis ...

Si el objetivo era conocer Brasil: Muy mal. Si el objetivo era pasar un rato entretenido con el pretesto de la realidad Brasileña vista con ojos del español que no viaja y no conoce nada del pais: Muy Bien pues crea interes tanto a favor como en ...

Adorei seu programa do brasil,m gusto pq eu sou brasileña e as pessoas te mania de por solo as coisas buenas e naun mostran como é de verdade,muchos besos e gracias

Para Brasil. Que pena que en españa no conozcamos casi nada de las favelas de Brasil, ni de nada de Brasil. Sardá muestranos mas Brasil a todos y que hablen aunque sea mal.

3 comentarios:

Liliane dijo...

Em tempo: Na semana passada, também apareceu na TV a notícia da quebra de patente de remédios contra Aids pelo presidente Lula.

Anónimo dijo...

E essa notícia tbm foi dada no Informação, pra rádio Caraí.
Mas que legal essa coisa de globalização, na prática =D

Liliane dijo...

Pois, Carol, que a rede de comunicação que nos aproxima possa seguir levando boas notícias como essa. Pena que o que prevaleça da cobertura internacional seja tão padronizado pela oferta de serviços das agèncias de notícias... Mais criatividade pra nós, jornalistas!