04 mayo, 2007

Minha casa

Lembro do meu apartamento e sinto seu cheiro, sua aura. Sensação de um tempo único. Importante. Por alguns momentos sofrido, em muitos outros, feliz. Como recordo de cada pedacinho, do tanto que vivi ali e de como fui juntando cada parte, desde a primeira xícara.

Quando voltava de Milao tive a sensação de que chegaria ali, abriria a porta, deixaria a mala vermelha no corredor e me atiraria no sofá. Tal como fazia quando voltava de Santa Maria. Saudade do meu sofá, da bicicleta na área de serviço, dos meus cactos na cozinha, do sol pela manhã na sala, da janela do quarto pras árvores da Garibaldi. Lembro até da interminável lista de compras das vizinhas de baixo...

E agora o meu apartamento não existe mais. Assim, como na minha memória, nunca mais. Tudo o que eu trouxe para vivir aqui coube em duas malas. Pequenas aquisições nesses últimos dois meses e basta! Apesar de às vezes bater essa saudade, a liberdade que o exercício de desapego provoca é incrível. Estou aqui e estou em qualquer lugar.

Minhas coisas estão guardadas para as novas moradas que estão por vir no Brasil, depois dessa que cultivo aqui. Acho que, no final, precisei aprender a construir e desconstruir minha casa para perceber que, na verdade, ela está aqui dentro.

* Na foto: casinha dos sonhos, amarela e no alto de uma colina, em Florência.

4 comentarios:

Daniela Hinerasky dijo...

que orgulho lili! quanta maturidade nessa pouca idade!
tu é nômade como eu... e também já aprendi que o lar não é um lugar, mas anda junto com a gente.
nossas coisinhas e cantinhos sempre vão ser referência para fortalecer nossas moradas (novas, próximas, solas ou com parceiros) e continuar.
ainda bem!
bjocas.
ah, tudo é teu ainda!

Marina Chiapinotto dijo...

Lili!
Até me fez sentir saudade da minha casa em Santa Maria quando estou em SC! Mas a gente aprende que ir e vir é mais normal e legal do que estagnar num lugar só! E nesses meus 22 anos só me faz pensar que a gente tem de aprender a lidar com os momentos de solidão pra se descobrir, com as pessoas que conhecemos e com as novas culturas para poder crescer!
Muito 10 teu Blog!
Te admiro como pessoa e como professora! Tu tens talento mesmo! Vai muito mais longe...a Espanha é só o começo!
Beijos!

Liliane dijo...

Dani e Marina, vocês não têm idéia de como eu fico feliz com os comentários e com todos os recadinhos que sao colocados aqui. É mesmo maluca essa Internet, que nos permite jogar nossas idéias, pensar, fazer pensar e estar perto de quem está longe. Essa experiência por aqui tem feito com que eu vejo o que está a minha volta e a mim mesma de uma maneira diferente. Que bom que eu posso compartilhar isso com pessoas tao especiais como vcs.

Anónimo dijo...

Professora...
Não sabia que você tinha um blog!
me lembro que você queria tanto ter um e chegou a comentar conosco na aula de cibercultura no meu primeiro semestre de graduação.
O tempo passou você está na Espanha e eu rumo ao quinto semestre.
agora vai uma brincadeira ... quando eu crescer quero ter um vasto conhecimento sobre esta área que fascina a cada dia como você;

Espero ter a senhorita professora e futura doutora como minha orientadora.

abraço e boa estada