24 mayo, 2007

Ojos de brujo

Sábado resolvi encarar a noite dos museus, uma programação especial de portas abertas que me levou a conhecer o acervo do Museu Nacional de Arte da Catalunha. Tão lindo que merece pelo menos mais uma visita pra poder olhar com calma todas as salas. Dali pude ver pela primeira vez o baile das fontes do MontJuic. E terminei a noite num show no alto de uma montanha (parc de la montanyeta) na festa maior de Sant Boi, um povoado perto de Barcelona.

Não fazia idéia do que ia encontrar, só sabíamos o rumo. Era seguir o fluxo para chegar a uma mistura de flamenco, hip hop, rock, rumba, com músicos de Barcelona, com passagens por Brasil, Cuba, Venezuela e sabe-se lá que lugar mais. Um som que não se pode definir qual nem de onde, nascido de encontros num bairro obreiro da cidade. Meio grafite, meio video arte, muita dança.

Ritmo que mexe por dentro e que imediatamente te conecta. Estar ali a ouvir palavras de ordem anti-imperalistas, com gritos em catalão misturados com reverências a América Latina era simplemente experimentar o inesperado, um jeito meio torto de dar um sentido mais colorido para estar aqui.

A propósito, o nome da surpresa é Ojos de Brujo: música nómada y mestiza recorriendo las calles de las ciudades del mundo como una nave de locos, comunicando, creando y festejando.

A foto é do site da banda (fotógrafa e camêra não estavam na mesma sintonia).

No hay comentarios: