23 abril, 2007

Uma rosa e um livro

Hoje é dia de Sant Jordi, nosso velho e conhecido Sao Jorge, padroeiro da Catalunha. Dia, por aqui, dos namorados se presentearem com rosas e trocarem livros. Barcelona inteira se prepara para a festa, que se concentra mesmo na Praça Catalunya e nas Ramblas.

Primeiro, como lembrança, eram oferecidas as flores. Com o tempo, surgiu a tradiçao do livro, pois também em 23 de abril é celebrado o Dia Internacional do Livro, aniversário da morte de Cervantes, Shakespeare e outros importantes escritores.

Saí pra rua de manha, antes de ir à UAB, para percorrer as barracas de livro em busca de ofertas e novidades. Desde a primeira boca de metrô estavam os vendedores de rosas a lembrar da data. E milhares de pessoas percorreram o mesmo trajeto, da praça central até o final das Ramblas, quase chegando ao porto. Durante todo o dia sao comercializados 10% dos livros do ano inteiro.




Pra conhecer a lenda:
Sant Jordi 2007

5 comentarios:

Mauricio Tonetto dijo...

Muito legal Lili.. eu lembro que quando minha irmã morou aí ela me contou sobre essa data e me mandou uma foto inclusive..

Liliane dijo...

É, Mauricio. A festa é linda mesmo. E impressionou esse ano pela quantidade de gente na rua. Uma segunda bem diferente por aqui. E festa na rua é o que nao falta em Barcelona.

Marielle Flôres dijo...

Lili, querida!
Que saudade desta professora... Será que dia 07 de março vai poder vir à nossa formatura?! Só de ler teu blog já me sinto mais animada pra encarar esta "empreitada" de jornalista, estudante, sempre em constante aprendizado!

Continue mandando notícias!

Beijos!

Robson Paduan dijo...

Eu não estava aí para trocar rosas vermelhas ou livros (bem que gostaria). Ainda assim, pelo dia de Sant Jorgi, te convido para jantar... Ah! o cardápio foi desenvolvido especialemnte para o momento, e a receita está no meu blog, pega lá... bjo com muita saudade.

Marina Chiapinotto dijo...

Muito legal essa tradição! Pena que os brasileiros (nem todos, graças a Deus!) não têm o hábito de leitura...
O bom aí na Europa, é que é possível encontrar muitos livros com preços acessíveis. Aliás, grandes obras se encontra em livro de bolso, ou impresso em papel jornal, o uqe faz ser muito mais barato. Já no Brasil...livro é artigo de luxo!