30 abril, 2007

Diferenças 4: a realeza

Atendendo a pedidos, volto com a seçao dedicadas às diferenças. (Estou me sentindo o máximo com meus amigos leitores!)

E nada como o dia de hoje pra falar da necessidade de conhecer a lógica da monarquia para compreender melhor a Espanha. Nasceu ontem, em Madri, com 3,310 quilos e 50 centímetros, a infanta Sofia (nome escolhido como homenagem a avó rainha). Filha dos príncipes de Astúrias, Felipe e Letizia, a pequena é irmã de Leonor e já recebe desde a maternidade o tratamento de alteza real, pois é a terceira na sucessão do trono, depois do pai e da irmã mais velha.

E a TV e os jornais hoje só falam disso. Há dias dezenas de jornalistas passavam a noite na frente da maternidade para não perder nenhuma imagem da chegada da princesa para o parto. Especiais foram transmitidos ontem à noite pela TV para comentar cada detalhe. Fofocas, suposições sobre o futuro da infanta, presentes recebidos, visitas, falaçoes em geral, nada muito diferente do que encontramos na imprensa amarela brasileira. A diferença é que não se tratam de especulações sobre meros plebeus ou restrita a um ou outro meio de comunicação. É o assunto hoje por onde quer que se esteja.

Pois já saquei que aqui há que se saber sobre o mundo da realeza, pois a coisa ganha grande dimensão. De uma maneira ou de outra todos participam e dão palpites, nem que seja em enquetes propostas pelos jornais impressos para escolher o nome da recém nascida. E não é que o povo acertou?!?

No hay comentarios: